14 de janeiro de 2020

Uma obra esperada há pelo menos 20 anos em Balneário Camboriú está prestes a começar: a recuperação da faixa de areia da Praia Central. Com esta obra, a faixa de areia passará dos atuais 25 metros, em média, para 70 metros, permitindo maior proteção da orla contra avanços da maré e implantação de uma infraestrutura mais moderna que revitalize uma das praias mais badaladas do Brasil.

Esta é uma obra marcante para nossa cidade, uma obra esperada há muito, primeiro no sentido de proteção da praia, depois como impulsionadora de melhorias no nosso principal cartão-postal: a Praia Central. Esta recuperação de faixa de areia devolve à Praia Central as condições que ela tinha originalmente e proporciona a oportunidade de oferecermos, num segundo momento, equipamentos que melhorarão em muito a qualidade da praia para o morador e o turista", declarou o prefeito Fabrício Oliveira no lançamento do edital.

Para o presidente do Sinduscom de Balneário Camboriú, Nelson Nitz, a recuperação da faixa de areia e a posterior reurbanização da orla dará uma nova dinâmica para a Praia Central e beneficiará toda a cidade na medida em que atrai novas oportunidades de negócios em muitos setores importantes para a cidade, como o do Turismo e o da Construção Civil.

A previsão de conclusão da obra é 9 meses, dos quais 6 a 7 serão a etapa de aterro propriamente dita. Durante as obras, apenas 500 metros da praia estarão bloqueados. O preenchimento é feito num canteiro de obras móvel onde, enquanto a praia está sendo ampliada, o restante dela fica livre para uso, dentro de critérios de segurança previamente planejados. A medida que o avanço da obra ocorra, a parte que recebeu aterro será entregue pronta, liberada ao uso imediato, enquanto a obra segue seu ritmo.

Posteriormente à conclusão da obra na faixa de areia, virá a reurbanização da orla, projeto que já está sendo desenvolvido pela prefeitura.


Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/dino/faixa-de-areia-da-praia-de-balneario-camboriu-sera-triplicada,3a7e78e6aac60af278af92b2373eada8azjmd03o.html