12 de abril de 2017

Home staging vai além de deixar um imóvel atraente para futuros compradores.  Não basta organizar, despersonalizar, pintar, dar um tapa, como dizem, é preciso estudar o imóvel, a sua localização e conhecer bem os seus atuais moradores antes de começar a etapa de planejamento e execução, para que o home staging venha a  ter o resultado esperado.

Deixar o imóvel bonitinho e decorado não vai adiantar, se às necessidades dos atuais moradores e o perfil dos próximos moradores não forem analisadas e levadas em consideração, lembre home staging é marketing para vender ou alugar imóveis, e não decoração, como é muitas vezes confundido. Home staging tem como alvo atender as necessidades do próximo morador, valorizando e melhorando a qualidade de vida do atual morador enquanto o imóvel está no mercado. Confuso sim, porém essa ambiguidade torna o home staging  uma ferramenta que alcança resultados surpreendentes ao comercializar um imóvel.  Contudo alcançar esse tal resultado, exige uma preparação bem mais detalhada e demorada quando comparada com a captação de um imóvel, mas que vale a pena.

Abaixo alguns exemplos de check list para fazer um bom home staging:

-Anterior a sua visita, pesquise a região do imóvel, o condomínio, os imóveis similares que estão no mercado, o perfil de moradores, etc.
-Tenha um formulário bem formatado, contendo perguntas detalhadas sobre o imóvel e proprietários.
-Uma câmera para fotografar e estudar o imóvel posteriormente.

No imóvel:

  • Conheça o imóvel, converse com seus clientes a respeito do que eles esperam,  fale os prós e contras do home staging, faça uma vistoria em todos os cômodos do imóvel do chão ao teto, para detectar pontos favoráveis e desfavoráveis que devem ser destacados e reparados, e então, fotografe para estudar e poder transmitir para os seus clientes o que deve ser feito no imóvel a fim de valorizá-lo.
  • Dê atenção especial a cozinha e banheiros, são ambientes que valorizam um imóvel. Certifique se existe necessidade para reparar ou trocar metais, louças, bancadas, fechaduras, janelas. Caso esses ambientes necessitem grandes reparos, converse com o seu cliente e mostre estatisticamente a vantagem que ele terá em atualizar a imagem desses cômodos.

Lembre o check list e  a vistoria são duas coisas extremamente importantes para ajudar a planejar o home staging e ter sucesso na venda.