28 de setembro de 2016

Em 14º lugar, Balneário Camboriú é a única cidade catarinense presente em ranking de bem-estar urbano

Promovido pelo Observatório das Metrópoles, o Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu) dos municípios brasileiros destaca Santa Catarina de forma tímida.

No ranking das 100 melhores cidades, há apenas uma representante catarinense: Balneário Camboriú, cujo índice geral de 0,928 foi aumentado graças à avaliação positiva em infraestrutura urbana. Em compensação, o Estado não apresenta nenhuma cidade no levantamento dos 100 piores municípios analisados. Balneário Camboriú é a única cidade brasileira que dispõe de "condição muito boa" em relação à infraestrutura urbana, conforme o Ibeu, que analisou pavimentação, calçamento e iluminação pública, por exemplo.

Essa variável apresenta a pior situação de bem-estar para um país como um todo, já que 91,5% dos municípios estão em níveis "ruins" e "muito ruins". Florianópolis, por sua vez, tem avaliação "média" e ocupa a 9ª colocação em uma lista que leva em consideração apenas a infrestrutura das capitais. No ranking de bem-estar geral das capitais, a Ilha de Santa Catarina ocupa a mesma posição. A cidade não figura nem entre as 100 melhores, nem entre as 100 piores. 

O levantamento

O Ibeu é feito pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia com o propósito de oferecer mais um instrumento para avaliação e formulação de políticas públicas. O índice apresenta um levantamento inédito sobre as condições urbanas dos 5.565 municípios brasileiros. A pesquisa mostra que entre os maiores desafios do Brasil estão a infraestrutura e os serviços coletivos.

Fonte: Diário Catarinense