07 de outubro de 2016

Balneário Camboriú é destaque em pesquisa sobre ranking de bem-estar urbano

Balneário Camboriú é o único município de Santa Catarina presente no ranking de bem-estar urbano. Promovido pelo Observatório das Metrópoles, o Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu) dos municípios brasileiros destacou o município em 14°lugar no ranking das 100 melhores cidades do país.

O Ibeu foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e apresenta índices que variam entre 0,001 e 1,000 sobre as condições urbanas dos 5.565 municípios do Brasil. Balneário Camboriú foi o município que atingiu maior pontuação na categoria Infraestrutura Urbana, com 0,926.

Essa categoria analisou sete indicadores: iluminação pública, pavimentação, calçada, meio-fio/guia, bueiro ou boca de lobo, rampa para cadeirantes e logradouros. Além disso, o município se destacou em Mobilidade Urbana, que avaliou o deslocamento casa-trabalho, com 0,976.

O quesito Condições Ambientais Urbanas analisou arborização do entorno dos domicílios, esgoto a céu aberto no entorno dos domicílios e lixo acumulado.

Já o índice Condições Habitacionais observou a situação de adensamento (entendida pela razão número de pessoas no domicílio e número de dormitórios), condições materiais da estrutura habitacional, assim como aglomeração dos domicílios.

A categoria Serviços Coletivos Urbanos analisou os serviços públicos essenciais para garantia de bem-estar urbano, como atendimento adequado de água, atendimento adequado de esgoto, atendimento adequado de energia e coleta adequada de lixo.

Levando em consideração todos os quesitos, Balneário Camboriú atingiu nota 0,928. Esta média colocou Balneário Camboriú na 14ª colocação no ranking geral, sendo a única do Estado de Santa Catarina na lista das 100 melhores.

O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, Piriquito, destaca o trabalho da Administração Municipal pelo resultado positivo no Ibeu.

“Esse resultado mostra que nosso trabalho está sendo reconhecido. Nos últimos anos investimos em mobilidade urbana, arborização, distribuição de água, rede de esgoto, limpeza urbana, educação, saúde e infraestrutura”, destaca.

“Implantamos um novo conceito de mobilidade urbana, com o sistema binário, a construção de novas avenidas, ciclovias e ciclofaixas, reurbanizamos também várias regiões do município. Investimos no tratamento de esgoto, hoje temos 97% de eficiência”, disse.

Além disso, eliminamos os 45 extravasores que desaguavam na Praia Central. Todos esses investimentos refletem em qualidade de vida e um local agradável para os munícipes e turistas”, salienta.

O ranking completo com todos os dados está disponível em https://goo.gl/onnOca

Fonte: Noticia Já