07 de dezembro de 2021

Ideia é que haja espécie de parque a céu aberto entre a praia e a Avenida Atlântica. Obras devem começar no ano que vem, mas projeto ainda não está finalizado, conforme o município.


O projeto de reurbanização da orla da Praia Central, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, foi apresentado durante o evento de inauguração da temporada de verão na cidade. O calçadão será ampliado. Também será plantada vegetação de restinga, uma exigência do licenciamento ambiental da obra de alargamento da faixa de areia da praia.

A praia raia Central foi totalmente entregue aos banhistas nesta sexta-feira (3). Com a conclusão da obra de alargamento, a média de largura da faixa de areia passou de 25 para 70 metros. No sábado (4), o município fez um evento para inaugurar a temporada de verão na cidade.

O trabalho de reurbanização vai revitalizar a área entre a praia e a Avenida Atlântica. A previsão é que as obras comecem no ano que vem. Porém, conforme o município, o projeto e o processo licitatório dos trabalhos ainda precisam ser finalizados. Não foram divulgados prazos de quando a obra deve ficar pronta ou quanto ela vai custar.


O que está no projeto?

Além do calçadão mais largo, para pedestres, também está prevista ciclofaixa e uma faixa específica para corrida.

De acordo com o projeto, ao longo da orla haverá parque, playground infantil, academia de ginástica, local para animais de estimação, bicicletários e decks.

Os quiosques também serão reformulados. Estão previstos também novos postes de iluminação e lixeiras.

Parte da estrutura será montada sobre a areia. Portanto, ao final dos trabalhos, a faixa de areia da praia ficará menor. A prefeitura afirmou que, como o projeto ainda não foi finalizado, não se tem certeza da medida do quanto a estrutura avançará sobre a praia.


Restinga

Em relação à restinga, ela será plantada na areia. A estimativa de custo para o plantio, reposição da vegetação, cercamento e monitoramento é de R$ 1.505.192,81.

A vegetação será colocada em toda a praia. Atualmente, não há restinga na Praia Central. Segundo a secretária municipal do Meio Ambiente, Maria Heloisa Lenzi, as plantas foram se perdendo com o avanço da ocupação humana na área.

A prefeitura informou neste domingo (5) que já há uma empresa vencedora da licitação para o trabalho de restinga. Porém, ainda corre o prazo de apresentação de recursos. Somente após esse período será homologado o contrato.


Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/12/05/balneario-camboriu-divulga-projeto-de-novo-calcadao-e-restinga-na-praia-central-veja-imagens.ghtml

Imagens: Imagem de projeto de reurbanização da orla da Praia Central, de Balneário Camboriú, com pet place, calçadão, faixa para corrida e ciclofaixa — Foto: PMBC/Divulgação