16 de agosto de 2021

Treze câmeras mostram em tempo real obra prevista para terminar até novembro. Objetivo é triplicar espaço disponível na faixa de areia.

A obra de alargamento da faixa de areia da principal praia de Balneário Camboriú, a Praia Central, tem transmissão ao vivo pela internet. Os trabalhos, previstos para terminarem em novembro, podem ser acompanhados por 13 câmeras. As obras começaram em março e têm como objetivo triplicar o espaço disponível na faixa de areia.

Desde quinta-feira (22), a circulação de embarcações na orla da praia foi proibida, para não atrapalhar os trabalhos.

A regra foi feita porque a próxima etapa da obra consiste em posicionar os tubos que levarão a areia do fundo do mar para a praia (veja mais informações abaixo), que fica no Litoral Norte catarinense.

Por este motivo, embarcações pesqueiras, de turismo e lazer, como lanchas e iates, não poderão passar pelo perímetro até novembro, que é quando está previsto o término da dragagem e a retirada da tubulação.

LIVE DA OBRA

Ao todo, 13 câmeras fazem uma transmissão em tempo real dos pontos em que as obras são executadas. A ideia, segundo a prefeitura, é que qualquer pessoa possa acompanhar a evolução do alargamento, de qualquer lugar do mundo.

Todo o registro é transmitido em um site que traz informações atualizadas sobre o alargamento. O material, segundo a prefeitura, será posteriormente armazenado no Arquivo Histórico Municipal.

Tubulação

Já na água, a linha é ligada por rebocadores por meio de cabos de aço. Os rebocadores posicionarão os dutos. A pressurização faz com que eles flutuem na água.

O transporte dos tubos até o ponto da dragagem começou na quarta-feira (21). Duas linhas de tubulação soldada estão sendo empurradas por tratores até o mar. Com cerca de um quilômetro de extensão, cada linha foi pressurizada e tem as bordas lacradas.

A terceira etapa será a instalação de uma tubulação flexível de borracha, que integrará o sistema de conexão com a draga. Esse tubo vai despressurizar os dutos e fazer com que afundem. A expectativa é que essa fase de preparação termine nos próximos dias. O procedimento de dragagem deve começar em seguida, conforme a prefeitura.


Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/07/23/alargamento-da-faixa-de-areia-em-balneario-camboriu-tem-transmissao-em-tempo-real-navegacao-e-proibida-na-praia-central.ghtml

 Foto: Prefeitura Balneário Camboriú/Reprodução