10 de maio de 2017

Uma queixa frequente dos corretores de imóveis é que muitas vezes os clientes não enxergam valor no seu trabalho. Essa falta de valorização muitas vezes aparece até na forma de negociação de comissão, por exemplo, que é um ponto extremamente desagradável, já que o comissionamento na maioria dos casos é a única remuneração desse profissional. Mas como fazer então para valorizar os seus serviços imobiliários?

Nesse post reunimos 10 dicas para lhe ajudar nessa missão. Confira:

1.Valorize o seu próprio trabalho

Esse é o primeiro ponto, o mais simples e, muitas vezes, o menos praticado. Antes de buscar valorização no mercado e dos seus clientes, você precisa enxergar o seu valor.

A profissão de corretor de imóveis é uma profissão séria e regulamentada e a sua forma de ganhar a vida, por isso, não diminua a sua capacidade ou importância diante de outras profissões.

Evite negociar comissões, trabalhar como um favor, avaliar um imóvel rapidinho pra um amigo, ajudar um conhecido a divulgar um imóvel no seu site, etc. Esses fatores, muitas vezes corriqueiros, podem parecer inocentes, mas quando se tornam rotina, podem diminuir a percepção de valor sobre o seu trabalho.

2. Mantenha-se bem informado

Já ouviu dizer que “informação é poder”? Essa frase pode parecer clichê, mas é uma grande verdade. Os consumidores estão cada vez mais empoderados e bem informados, já que é cada vez mais fácil obter informações sobre empreendimentos, regiões, etc. Por isso, você precisa ir além das informações básicas, que qualquer pessoa pode conseguir.

Conheça a fundo os imóveis da sua carteira, busque informações sobre o mercado, saiba como anda o cenário de financiamento imobiliário… Quanto mais bem preparado você estiver, mais se destaca.

3. Amplie a sua gama de conhecimentos

Procure conhecer um pouco sobre áreas relacionadas ao mercado imobiliário. Mesmo que você atue apenas com locação, por exemplo, entenda um pouco de avaliação de imóveis. Conheça a história e as características da região que atua, saiba como funciona o processo de financiamento imobiliário, entenda um pouquinho de elétrica e decoração… É claro que você não precisa ser um expert em cada um dos assuntos, mas ter esse conhecimento extra mostra capacitação e impressiona os clientes, já que você pode atuar como um verdadeiro consultor, dando dicas de forma mais embasada.

4. Atualize-se

O tempo de concentrar sua divulgação apenas em placas e panfletagem acabou. Da mesma forma, o atendimento hoje tem mais possibilidades do que apenas uma ligação telefônica.

Procure conhecer novas tecnologias e possibilidades para não ficar pra trás.

5. Busque especialização

Em tempos de crise, é normal que muitos corretores atuem em várias frentes, mas acredite, a especialização pode ser um ótima opção. Quando você se especializa em algo, você acaba focando só naquilo. Por que ser bom ou razoável em várias coisas, se você pode ser O melhor em algo?

As possibilidades são inúmeras: você pode focar só em venda ou locação, em habitação popular, em alto padrão ou mesmo em uma região específica. O importante é escolher um caminho com o qual você se identifique e para o qual tenha potencial.

6. Cuide da sua imagem pessoal

O visual do corretor de imóveis é o seu cartão de visitas. Esteja sempre bem vestido e alinhado para passar uma imagem profissional. É claro que você não precisa ir de terno e gravata fazer uma visita em pleno verão, mas é importante ter bom senso e estar sempre de forma bem apresentável.

O mesmo vale para o seu comportamento e linguagem, que sempre devem mostrar o seu profissionalismo e comprometimento.

7. Seja franco

Corretores lidam diretamente com os sonhos das pessoas, além disso, muitas delas estarão investindo todas as suas economias nessa realização. Por isso, os clientes muitas vezes se sentem inseguros e com medo e buscam fazer negócio com profissionais com os quais se identifiquem e nos quais sintam confiança.

Faça juz a essa confiança, sendo sempre franco e honesto na comunicação com os seus clientes.

8. Trabalhe de forma organizada

No seu dia a dia, você lida com muitos contatos, imóveis e documentos, por isso, organização é fundamental. Ela não é apenas uma forma de ganhar tempo e produtividade, mas também de mostrar credibilidade e profissionalismo para os seus clientes.

9. Aja de forma profissional

Sua relação com os clientes é uma relação profissional, por isso, respeite certos limites. Evite forçar intimidade, falar muitos palavrões, ser invasivo… Existem muitas formas de ser simpático e agradável sem precisar forçar.

10. Faça parcerias

Parcerias são uma ótima forma de não perder clientes e nem negócios. Muitas vezes você pode não ter o tipo de imóvel que seu cliente procura, mas não é por isso que precisa desistir dele. Estabeleça parcerias com outros profissionais que você confia e, assim, todos podem sair ganhando.

Postado em 19 de outubro de 2016 Portal viva Corretor